Qomolangma

os sonhos dos anjos são tamanhos
que lençois amarrotados
não cobrem nem metade
e frangalhos d'alma nem rasuram
o que dizem os segredos dos anjos em conselhos
e concílios e vigilias estendem-se perante nós simples humanos
 que nem os sonhos dos anjos merecemos ,
somos total e irremediavelmente humanos
que nem sentimos que nos olham nos olhos como tu vida me olhas ,
meu sonho de anjo, Ciao vou tar longe,levo o teu sorriso num bolso pra tirar quando o lenço faltar

JORGE SANTOS


Tô aqui de verdade plantado,
Fui descuidado ,
Não expliquei , o que deixei na montanha ,
Tristeza tamanha,
Que m'arranha a alma ,
tê-la tão longe,
Não estou habituado a recordar ,
A minha recordação é amanhã ,
O caminho e o carinho que têm demais por mim,
Só partilhar me levou , mas fende-me o frio,
Vender-me ao vigoroso rigor d'um fio,
E ao vadio que ha em mim,
depois , fraco nem me rio ,m'arrepio 
Este vadio, desafia-me a não ficar POR AQUI ,
Tenho de partir por aí,
Tenho de atravessar o sem fim ,
Nem que morra e morrerei decerto e outra vez e as vezes todas ,
Nem que por iss'corra viuvez ,
Pra ser eu outra e outra ,
A fenda grave , que atravesso , no mais alto mastro ,
Em marte.

Jorge Santos